Home > Vivencionismo > Como treinar a escrita através do vivencionismo

Como treinar a escrita através do vivencionismo

November 3rd, 2010 admin Leave a comment Go to comments

Como um projeto com tema específico trabalha o processo de alfabetização?

Uma turma de alunos de 4 e 5 anos decidiu democraticamente estudar sobre os vulcões. Depois de responderem às perguntas do mapa, através das quais as crianças descobriram informações específicas como a constituição e a formação do vulcão, entre outras, os alunos decidiram que gostariam de construir um vulcão de argila como conclusão de seu projeto.

Tomada esta decisão, as crianças elaboraram uma lista de materiais necessários para a confecção do vulcão. A lista foi escrita por todas elas, tendo como base o valor sonoro das letras.

Com a elaboração da lista de materiais foi possível trabalhar, além da oralidade, a ampliação das capacidades comunicativas, bem como reconhecer as letras e desenvolver a coordenação motora fina.  O registro da atividade também possibilitou desenvolver a estrutura de frase simples, bem como reforçar o nome, a grafia e o valor sonoro correspondente.

O tema do projeto não interferiu no bom ou mal desenvolvimento da escrita. Ele apenas criou uma necessidade genuína para que a escrita fosse treinada.

Categories: Vivencionismo Tags:
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.