Home > Vivencionismo > Projeto em conjunto: visita ao Inst. Butantan

Projeto em conjunto: visita ao Inst. Butantan

October 14th, 2010 admin Leave a comment Go to comments

A certa altura de seus projetos, depois de desenvolverem o mapa de perguntas e respondê-lo, as crianças do turma do maternal (3 anos) e do Jardim 2 (5 anos) perceberam que estavam estudando o mesmo tema de projeto – Snake, nas aulas em inglês do maternal, e Cobras, nas aulas em português do jardim – assim como, coincidentemente, haviam decidido a mesma conclusão: visitar o Instituto Butantã para ver as serpentes pessoalmente. Logo, as crianças decidiram se juntar para alcançar este objetivo.

Apesar de serem de faixas etárias diferentes, o entrosamento das crianças aconteceu de forma muito espontânea! Por meio de assembléias organizadas por elas, foi discutido como poderiam conseguir o dinheiro para visitar o Instituto. Para tanto, elas decidiram vender bolos de chocolate na escola!

O trabalho foi desenvolvido pela professora Priscila, na Língua Portuguesa, e pela professora Katia, na Língua Inglesa. Ambos os idiomas foram trabalhados simultaneamente, explorando diversas potencialidades como o empreendedorismo, a comunicação, a ética e a matemática.

As próprias crianças desenvolveram todo o empreendimento: levaram os ingredientes, produziram os bolos e decidiram os detalhes da venda por meio das assembleias, nas quais todos contribuíram muito entusiasmadamente! Sendo assim, depois de muita dedicação, elas realizaram a venda dos bolos. Em poucos minutos os pedaços foram todos vendidos!

Após essa primeira venda, porém, elas conseguiram apenas metade do valor necessário. No entanto, para eles, a frustração não durou muito tempo: investindo em uma visão empreendedora, logo eles se mobilizaram e tiveram a ideia de vender pipocas na escola para arrecadar o restante do valor necessário. Para tanto, eles se uniram mais uma vez para decidir como divulgar, produzir e vender as pipocas.

Depois de todo essa trabalho, as crianças finalmente visitaram o Instituto Butantan. Lá elas tiveram a oportunidade de exploraram diferentes espaços, relacionando tais experiências com seus respectivos conhecimentos na área de Ciências estudados durante o desenvolvimento dos projetos. Elas viram serpentes de diferentes comprimentos, cores, espessuras, hábitos, etc., além de verem outros animais como peixes, sapos, aranhas, escorpiões e tartarugas.

As crianças reunidas em assembleia

Categories: Vivencionismo Tags:
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.