Home > Vivencionismo > Métodos de alfabetização

Métodos de alfabetização

Uma dúvida comum entre os professores diz respeito ao método de alfabetização que deve ser usado com os alunos. A proposta Vivencionista, por sua vez, não exige que se tenha uma técnica específica para a alfabetização.

Tais técnicas devem ser pensadas para atender às necessidades específicas de cada turma e cada criança dentro de seu contexto social, educacional e pedagógico.

O que importa, durante a alfabetização Vivencionista, é o significado que existe em ler e escrever e a motivação que a criança tem para desenvolver tais atividades. É preciso que a criança saiba porque está aprendendo a ler e a escrever e, principalmente, queira aprender.

Acontece assim: a turma quer escrever um bilhete para os pais. Ao invés de a professora escrever sozinha e colar na agenda, as crianças devem participar da criação. A professora deve, nesse caso, aproveitar as oportunidades de escrita e alfabetizar os alunos com os métodos que respeitem as necessidades de cada turma. As crianças aprenderão, assim, através dos próprios interesses.

Categories: Vivencionismo Tags:
  1. Luciana
    November 16th, 2010 at 21:22 | #1

    Acredito exatamente nessa vivência durante o período de alfabetização. Já trabalhei assim e afirmo ser esta a melhor forma de se obter alegria, desejo e prazer no aprendizado

  1. No trackbacks yet.